Qual tipo de bengala é melhor para a pessoa idosa e como escolher?

Sabemos que em algumas situações o uso de dispositivos auxiliares de marcha é necessário, mas existe tantos no mercado, como saber qual é o melhor para o idoso?

Existem alguns tipos de BENGALAS no mercado, mas… nem todas são indicadas para todo mundo.

Para saber disso você pode verificar em quanto tempo o idoso consegue andar 10 metros. O ideal é conseguir andar 10 metros em menos de 20 segundos! Se a pessoa idosa precisar de mais tempo, a bengala pode ser recomendada!

Porém a qualidade de marcha também deve ser avaliada em conjunto ao tempo citado acima, por isso a importância da consulta de avaliação fisioterapêutica. Para assim, garantir a segurança da caminhada em terrenos mais irregulares, por exemplo.

Atenção: é extremamente essencial o treino de marcha junto de um profissional capacitado assim que o idoso começa a utilizar esse dispositivo! Sabe o porquê?

Primeiro, porque até então provavelmente o idoso nunca tenha utilizado um dispositivo auxiliar de marcha (DAM). O que pode gerar um pouco de confusão no início. Mas, principalmente por conta de que o uso incorreto de qualquer DAM poderá acarretar aumentar o risco de quedas, causar dores articulares na mão e ombro e dificultar a marcha em vez de facilitar a sua função!

Dica extra: prefira as bengalas com extremidades emborrachadas e que permitem o ajuste da altura para que seja adaptada o mais próximo do ideal para o indivíduo!

Essa informação te ajudou? Conte com a FisioLiz para cuidar bem de você e da sua família. Entre em contato e agende uma avaliação domiciliar especializada.
 

Larissa Liz – fisioterapeuta geriátrica e neurofuncional da FISIOLIZ – fisioterapia domiciliar especializada.