Quando alguém recebe o diagnóstico de cuidados paliativos, significa que a pessoa apresenta uma doença crônica grave e que ameace a vida, mas não significa que não existe mais nada que possa ser feito por aquela pessoa.
A abordagem dos cuidados paliativos visa não só o paciente, mas engloba um cuidado com toda a família, já que uma doença grave não atinge somente o paciente, mas todos aqueles que o amam.
A equipe de cuidados paliativos visa a humanização do cuidado, promove prevenção e alívio do sofrimento, tratando o sofrimento humano em todas as dimensões (física, social, espiritual etc.) e auxiliando o paciente a viver de forma mais ativa possível.
Os cuidados paliativos podem ser feitos na casa do próprio paciente, e podem incluir diversos profissionais, dentre eles: psicólogo, médico, fisioterapeuta e enfermeiro, todos com objetivo de dar dignidade e qualidade de vida para o paciente até o último dia de sua vida.
Na fisioterapia, os principais objetivos são: aliviar a dor, reduzir sintomas pulmonares (falta de ar), promover uma maior independência e aumentar a qualidade de vida, reduzir edemas e fraqueza muscular e prevenir o aparecimento de úlceras.
Conhece alguém com diagnóstico de cuidados paliativos? Conte com a FisioLiz para cuidar bem de você e da sua família. Entre em contato e agende uma avaliação domiciliar especializada.
Vitória Brinhosa Alves – fisioterapeuta geriátrica e neurofuncional da FISIOLIZ – fisioterapia domiciliar especializada.